Visita de Estudo ao Louvre Michaelense na cidade de Ponta Delgada

10 Mar 2020

No âmbito da UFCD – “Procura e Oferta Turística”, foi realizada uma visita de estudo ao Louvre Michaelense que teve como anfitriã a responsável pelo espaço, que está situado numa das artérias principais da cidade de Ponta Delgada, junto a uma das maiores atrações da maior cidade açoriana, a Igreja da Matriz. 

A exploradora comercial daquela casa iniciou a visita, enquadrando historicamente o seu percurso na oferta comercial da cidade, bem como a reabilitação daquele mesmo espaço. O início da sua cronologia comercial foi assente na abertura de um restaurante vegetariano, denominado de “Rotas da Ilha Verde” que, rapidamente, encontrou espaço na oferta gastronómica da cidade. Naquela época, a responsável pelo espaço sentiu que a abertura de um restaurante com uma ementa alternativa ao comum seria uma oportunidade de negócio que, devidamente estruturada, iria ao encontro das necessidades e desejos de um público residente e não residente.

A vertente dos eventos pouco depois foi também uma realidade, visto que o crescimento gradual exigia algo que pudesse ser do mesmo modo diferenciador e único. Assim, as atividades ao ar livre e indoor começaram a ser igualmente uma realidade.

Em relação ao Louvre Michaelense, este espaço não passou de um sonho transformado em realidade. Após reabilitação interior que incluía mobiliário que já lá se encontrava, com pergaminhos históricos que jamais queria deixar que fossem parte integrante daquele espaço. Inicialmente, aquela casa era uma chapelaria que posteriormente passou a ser uma loja de retalhos, terminando a sua atividade para anos depois dar lugar à atual e moderna mercearia.

A educadora de infância, profissão que sempre aliou à de comerciante, reabilitou e reuniu um conjunto de produtos gastronómicos e de artesanato que dão um colorido muito interessante e diferente ao espaço, destacando-se, de forma inovadora, na oferta para os residentes e turística de Ponta Delgada.

Em suma, foi uma visita em que os formandos puderam-se aperceber da originalidade e criatividade colocada em prática, em que o passado e o presente são uma combinação de harmonia, sem deixar de referir o atendimento que, acima de tudo e todos, com base na simpatia e genuinidade, se iniciam na responsável pelo espaço.

 

pot-2.jpg

pot-1.jpg


Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.